Noticias

Simpósio sobre Abelhas, Flores, Àgua e Biodversidade 21 de Abril – Miguel Pereira – RJ

A ACAMPAR-RJ Associação dos Criadores de Abelhas Nativas e Exóticas do Médio Paraíba, Sul, Centro-Sul e Baixada Fluminense CONVIDA para o SIMPÓSIO sobre ABELHAS, FLORES, ÀGUA E BIODIVERSIDADE todos os amantes de nossas amiguinhas aladas. O evento tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da apicultura e da meliponicultura, com ênfase em produção orgânica, agroecologia, associativismo e crédito rural, valorizando e integrando produtores, palestrantes e pesquisadores.
Data:  21 de Abril de 2012
Horário:  a partir das 10 h até às 17 h
Local: Salão de Eventos da Igreja Católica Santo Antonio da Estiva (atrás do Supermercado BRAMIL)
Centro – Miguel Pereira – RJ

Dê um clic no título e leia a programação em anexo.

Anexo Tamanho
PROGRAMAÇÃO SIMPOSIO ABELHAS E FLORES MIGUEL PEREIRA.Doc 859.5 KB

 

Reunião CBA / APACAME / FAAMESP 04/04/2012 – São Paulo-SP

No dia de hoje o Presidente José Cunha está reunido com a APACAME e a FAAMESP para divulgar o CONBRAPI 2012 que acontece em Gramado RS no próximo mês.

Carta Aberta – FAASC

Prezados Presidentes de Associações de Apicultores, Lideranças e Técnicos da Extensão Apícola e Assinantes do ZUM ZUM

Em anexo, CARTA ABERTA da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina – FAASC, se posicionando quanto as pesquisas a serem feitas no que se refere a Sanidade Apícola prováveis causa do desaparecimento ou mortalidade das abelhas.

Nésio Fernandes de Medeiros
Presidente da FAASC

Dê um clic no título em azul e leia o documento em anexo.

Anexo Tamanho
CARTA ABERTA – APICULTURA 2012.Pdf 25.31 KB

CONBRAPI INSCRIÇÕES ON LINE LIBERADAS PARA EFETIVAÇÃO

Acesse o site  www.conbrapi.com.br,

*Observação: Para se inscrever nas atividades do evento o congressista deve se logar e ir no menu minhas atividades e se cadastrar.

 

De um clic no título e veja a Apinews edição expecial 01. CONBRAPI 2012 em anexo.

Anexo Tamanho
Apisnews – CONBRAPI[1].Pdf 757.09 KB

Rural Notícias – 13/02/2012 – Produção de mel será monitorada em regiões com transgênico

O setor apícola está preocupado com a imagem do Brasil de segundo país que mais cultiva transgênicos no mundo. No ano passado, durante uma inspeção, a União Européia verificou resíduos de pólen geneticamente modificado no produto exportado pelo Brasil. O bloco, que é o principal destino do mel brasileiro, tem uma política rígida contra transgênicos. O setor teme perder mercado se a constatação de resíduos se repetir

Dê um clic no título e assista a entrevista na íntegra neste endereço:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/238769/rural-noticias-13-02-2012-producao-de-mel-sera-monitorada-em-regioes-com-transgenicos/1/index.htm

 

24ª Reunião – Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos das Abelhas

Informamos que a Reunião Ordinária N.:24 da Câmara está confirmada para o dia 13/02/2012 das 10:00 às 17:30 e ocorrerá no endereço abaixo:
Sala de Reuniões do CNPA – MAPA
conforme a Pauta a seguir:
1. 10:00 – Abertura da reunião e  Aprovação da Ata da 23ª Reunião
2. 10:10 – Avisos e informações da Presidência e Secretaria-Executiva
· Calendário 2012
· Relato da Reunião dos Presidentes de Câmara com o Ministro (08/02/2012)
· Outros
3. 10:30 -Plataforma de Gestão Agropecuária – PGA (SDA)- Representante da Secretaria de Defesa Agropecuária (a confirmar)
4. 11:00 – Sugestões para o PAP 2012/13: Esclarecimentos sobre CPR e viabilidade para a apicultura, dentre outros -Secretaria de Política Agrícola
5. 11:40 -Revisão das Nomenclaturas utilizadas na identificação de produtos apícolas.
- Dilei / Dipoa (a confirmar)
6. 12:10 -Novo Regulamento Europeu: Normas para mel com pólen geneticamente modificado (OGM) – Andamento das negociações (SDA e Abemel)
7. 12:30 às 14:00 -  Intervalo de Almoço
8. 14:00 – Programa de Avaliação da Conformidade do mel – Proposta de RAC – Requisitos de Avaliação da Conformidade- Inmetro (a confirmar)
9. 14:40 – Andamento e Novas Ações do PSI – Convênio Abemel e Apex Brasil – Evento Foodex Japan – Abemel
10. 15:20 -Parceria entre os setores de Apicultura e Florestas Plantadas -Ricardo Camargo / Embrapa
11. 16:00 – Assuntos Gerais
·  Congresso Brasileiro de Apicultura
12. 17:00   Encerramento

José Cunha – Presidente da CBA

Dê aum clic no link e abra o anexo:

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2012/02/cadeia-produtiva-do-mel-se-reune-na-segunda-feira

Anexo Tamanho
Pauta_24RO_Mel.Pdf 10.64 KB

REUNIÃO MINISTRO DA AGRICULTURA E PRESIDENTES DAS CÂMARAS SETORIAIS E TEMÁTICAS DO MAPA

Reunião do Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho com os Presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA  dia 8 de fevereiro de 2012, das 10 às 12h, na Sala do CNPA, térreo do Edifício-Sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília – DF. Na oportunidade, cada Presidente disporá de apenas dois minutos para apresentar três temas prioritários referentes às Cadeias Produtivas.

O Presidente da  Câmara Setorial do Mel José Cunha/CBA, abordará três temas eleitos como prioritários: RIISPOA, Departamento Mel no DIPOA e Departamento Abelhas na Sanidade Animal.

 

CBA 44 ANOS

Neste dia 28 de janeiro de 2012, com muita alegria a Confederação Brasileira de Apicultura comemora 44 de existência, sempre atuando pelo progresso da apicultura Brasileira.
Todos os que trabalharam por esta causa ao longo destes 44 anos estão de parabéns!!!
Com a graça de Deus continuaremos nesta trajetória, de esforço e colaboração para que nossa apicultura torne-se cada vez mais forte.

José Cunha Presidente da CBA

 

Rural Meio-Dia – 12/01/2012 – Técnica no sul do país leva enxames de abelhas de volta ao campo

No verão, aumenta o número de enxames de abelhas. Com isso, crescem também as ocorrências de ataques. No Rio Grande do Sul, só em dezembro foram registrados 80 casos. Um projeto desenvolvido em Santa Maria, no centro do estado, tem conseguido resolver o problema de forma auto-sustentável. A técnica que está sendo utilizada pelos gaúchos deve ser disseminada em todo país.

Dê um clic no endereço  e assista a reportagem  na íntegra:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/portal-mediacenter-player/41/player/233806/rural-meio-dia-12-01-2012-tecnica-no-sul-do-pais-leva-enxames-de-abelhas-de-volta-ao-campo/1/index.htm

 

Mercado e Cia – 05/01/2012 – Qualidade do mel brasileiro impulsiona crescimento do setor

O setor do mel apresentou, em 2011, um crescimento de mais de 24% em relação a 2010. Neste último ano, o Brasil exportou mais de 20 mil toneladas do produto. Segundo José Cunha, presidente da Câmara Setorial do Mel, fatores como genética e qualidade foram essenciais para o crescimento do setor no Brasil.

Dê um clic no endereço e assista a entrevista na íntegra:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/232690/mercado-e-cia-05-01-2012-qualidade-do-mel-brasileiro-impulsiona-crescimento-do-setor/1/index.htm