O tamanho importa quando se trata do seu parceiro de terceirização – mas não da maneira que você pode pensar. Muitos executivos geralmente acreditam que trabalhar com grandes empresas de terceirização é sempre a melhor (e mais segura) escolha para seus negócios. Como diz o ditado, “ninguém é demitido por selecionar (preencha o espaço em branco do seu grande provedor de serviços favorito) ”, mas às vezes eles realmente deveriam!
Aqui está a realidade: essa estratégia de “baixo risco” de trabalhar com os “caras grandes” oferece falsa segurança. A menos que sua empresa esteja classificada entre as Fortune 100, selecionar um parceiro de BPO ou ITO de médio porte, mais ágil e respeitável pode oferecer melhor o sucesso de longo prazo do seu programa de terceirização. Provedores menores oferecem a flexibilidade e a agilidade que a maioria das empresas exige, ao mesmo tempo em que garantem que você não se perca em um mar de clientes muito maiores. Descubra os mitos da terceirização e entenda como até grandes empresas podem falhar em entregar a eficiência prometida. Saiba como evitar esses problemas com as soluções estratégicas da Azul Service.
Considere estes cinco “mitos” sobre grandes terceirizadores e por que eles podem ser a escolha errada para sua organização.
Mito nº 1 – Grandes empresas são mais eficazes em projetar uma solução personalizada para o seu negócio.
Com sua gama de experiência em dar suporte a empresas similares em seu setor, os “meninos grandes” devem ser capazes de projetar uma solução especificamente para você, certo? Não exatamente. A experiência deles no setor pode frequentemente trabalhar contra você, já que as grandes empresas são notórias por tentar espremer todos os clientes na mesma solução padronizada. Você obtém uma abordagem comoditizada e orientada por volume com uma proposta de valor amplamente impulsionada exclusivamente pela arbitragem trabalhista na Ásia. Como resultado, os grandes terceirizadores não estão muito interessados em fornecer a abordagem personalizada e estratégica que as organizações de médio porte precisam para o sucesso.
Além disso, as operações comerciais não são tipicamente um ambiente estático, e os requisitos frequentemente mudam rapidamente. Na sua organização hoje, você não tem o luxo de dizer, “essa tarefa não está dentro do meu escopo”, e você tem que descobrir uma maneira de fazer as coisas.
Mas para manter seus custos baixos, grandes terceirizadores tendem a operar sob Acordos de Nível de Serviço (SLAs) rigorosos que promovem colaboração e interação limitadas com equipes de clientes. Os SLAs tendem a focar no estado atual, processos puramente transacionais, que impedem o suporte além das tarefas contratuais. Essa abordagem restritiva forma a base para os custos ocultos que espreitam dentro das soluções tradicionais de offshoring.
Grandes empresas de terceirização frequentemente cobram dos clientes por trabalhos que não se enquadram nas definições contratuais do SLA, como solicitações de auditoria ad-hoc ou horas extras para dar suporte ao fechamento. Não é incomum que organizações “sombra” surjam quando os gerentes intermediários do cliente silenciosamente contratam mais funcionários para compensar. Infelizmente, essa prática corrói a eficiência prometida e a economia de custos.

Mito nº 2 – Grandes empresas garantem a melhor qualidade e a maior economia de custos.
A “melhor” solução de terceirização não se resume mais ao menor custo de mão de obra. O mundo empresarial acelerado de hoje também exige alto desempenho e automação para oferecer uma vantagem competitiva.
Infelizmente, grandes empresas de terceirização focadas em arbitragem trabalhista na Ásia lutam para fornecer serviço de qualidade e melhores práticas a preços baixíssimos. Na verdade, a Deloitte relatou recentemente um declínio de qualidade na Índia, com quase 60% dos funcionários recebendo uma classificação “média”.
Não se deixe enganar pelo discurso de vendas deslumbrante. Embora no papel as grandes empresas possam oferecer uma riqueza de expertise, práticas como terceirização e melhoria de processos geralmente operam de forma independente – com metas separadas que tornam a colaboração desafiadora. Práticas isoladas também podem impedir que grandes empresas de terceirização coloquem seus melhores interesses em primeiro lugar . Grandes terceirizadores podem balançar a automação como parte de um roteiro de longo prazo, mas raramente faz parte de sua abordagem inicial porque canibaliza a receita que o grupo de terceirização ganha com grandes efetivos. E eles não se comprometem com economias de custos adicionais dessas iniciativas, em vez disso, oferecem promessas vagas de reduções de custos adicionais e eficiências “no futuro”.

Mito nº 3 – Grandes empresas darão grande ênfase ao sucesso do seu programa de terceirização.
Os clientes atuais da Accenture incluem 91 das empresas da Fortune Global 100 e mais de 75% das empresas da Global 500. Os tamanhos dos contratos geralmente atingem vários milhões e muitas vezes excedem US$ 1 bilhão, com contagens de FTE na casa das centenas, às vezes na casa dos milhares.
Se você é uma empresa de médio porte com menos de 100 FTEs em sua operação, onde você se encaixa nessa hierarquia? Você vai receber a atenção que deseja; que precisa? As pessoas que trabalham com você estão agindo como se fossem uma extensão de sua equipe ou são um grupo de pessoas do outro lado do mundo, com colaboração, comunicação e engajamento limitados? Em outras palavras, elas realmente se importam com seus resultados?
Quando empresas de médio porte escolhem terceirizadores do tamanho certo, você desfruta do foco total de uma equipe excepcional que prioriza uma parceria de longo prazo com seu negócio. Olhe além da arbitragem trabalhista ao elaborar seu caso de negócios. Sim, os custos trabalhistas podem parecer um pouco mais altos para provedores nearshore – mas custos ocultos tornam os preços de etiqueta offshore enganosos.

Azul Service: Excelência em Terceirização e Gestão de Serviços
A Azul Service é uma empresa de terceirização consolidada em Belo Horizonte e com 24 anos de experiência no mercado. A companhia garante que seus clientes possam se dedicar às atividades primárias de seu negócio, enquanto as tarefas secundárias são executadas de formada prática, eficaz e segura. Entre os serviços da Azul Service estão limpeza e conservação, portaria e segurança 24 horas, locação de mão de obra especializada e consultoria administrativa. A companhia oferece uma abordagem estratégica, com treinamento técnico e comportamental de seus colaboradores e uso de equipamentos de alta tecnologia para garantir um bom desempenho. A Azul Service também investe na formação contínua de suas equipes e mantém em plantão 24 horas para atender às demandas emergenciais de seus clientes. Outro benefício é a confiabilidade da empresa, que tem estrutura e frota para atender indústrias, hospitais, condomínios e shoppings, enviando toda a documentação necessária periodicamente. A Azul Service é a parceira ideal para quem procura uma empresa ética e responsável que oferece eficiência e qualidade – confira mais informações no site empresa.